Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

Biblio Tubers

Pensamos a escola como sistema aberto, capaz de refletir a sociedade e de responder aos desafios contemporâneos. Acreditamos no poder da partilha e das redes. Defendemos os recursos abertos e a biblioteca como centro de saber na escola.

e-Portefólios | Parte I - Características e funcionalidades

Guia para implementação de e-Portefólios

Junho 24, 2020

Leia aqui a introdução a este Guia para implementação de e-Portefólios.

timothy-dykes-6ikYby6XoAQ-unsplash.jpg

Photo by Timothy Dykes on Unsplash

 

Um e-Portefólio académico é uma coleção criada pelo aluno que retrata o seu percurso de aprendizagem - sucessos, mas também dificuldades e a forma como as superou. O enfoque é no processo e não no produto em si, pelo que fomenta a reflexão e favorece aprendizagens significativas.

Num e-Portefólio podemos incluir trabalhos, artigos, textos de opinião, infográficos, mapas conceptuais, gráficos, tabelas, posters, fotografias, imagens, vídeos pessoais ou de sítios como o YouTube ou o TedED, áudio (podcasts, entrevistas, reflexões pessoais, música)...

O e-Portefólio pode ainda retratar outros aspetos da vida de um estudante, nomeadamente as suas atividades extracurriculares.

Dado o seu caráter abrangente, reflexivo e em permanente construção, o e-Portefólio tem inúmeras vantagens:

  • gera e documenta as aprendizagens;
  • leva o aluno a autoavaliar-se a partir dos critérios de avaliação definidos pelo(s) docente(s), refletindo sobre o seu trabalho, o que estimula a metacognição;
  • fomenta a capacidade de aprender a aprender, o que contribui de forma significativa para que o aluno melhore o seu desempenho, com autonomia;
  • coloca o aluno no centro da aprendizagem e propicia o estabelecimento de ligações entre as diferentes aprendizagens/ áreas do saber;
  • desenvolve o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e de comunicar;
  • favorece o feedback e facilita a avaliação (formativa e até sumativa), pelo que dispensa instrumentos de avaliação mais tradicionais;
  • Cria uma pegada digital do aluno que, no futuro, poderá ser uma mais valia para o estudante entrar no mercado de trabalho, para além de favorecer a aprendizagem ao longo da vida.

 

O e-Portefólio tem três grandes funcionalidades:

  1. Repositório de tarefas realizadas pelos estudantes. Os estudantes armazenam e coleccionam os seus trabalhos, em multiformatos.

1.jpeg

 

2.  Espaço de trabalho. Os alunos planificam, estabelecem metas, organizam experiências de aprendizagem, colaboram com outros alunos e com os professores, que podem fornecer feedback imediato.

2.jpeg

 

3.  Montra/ expositor do processo de aprendizagem do estudante. O e-Portefólio retrata as competências desenvolvidas pelos estudantes. Esta "montra" é avaliada pelo professor.

3.jpeg

 

Nota final: Os estudantes podem limitar o acesso ao seu e-Portefólio, pelo que as questões de privacidade podem ser acauteladas. 

 

Fonte das três últimas imagens: EUfolio (2015). ePortfolio Implementation Guide for Policymakers and Practitioners

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Twitter

Facebook